Colégio On-line
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 99126-5727

É TEMPO DE ESPERA! SÍMBOLOS NATALINOS 1 - COROA DO ADVENTO

Fale Conosco

Olá, Comunidade Educativa Vicentina!

 

Pelo carisma que nos é próprio, o tempo do Advento e Natal são momentos especiais para nos motivar à celebração e ao encontro. Como Pastoral Escolar Vicentina (PEV), nesse ano estamos propondo uma revisita a alguns símbolos que marcam esse momento litúrgico. Para cada semana, uma referência simbólica nos ajudará a bem viver esse tempo de espera.

Nas correrias da vida e da missão, nem sempre nos atentamos aos detalhes que envolvem a preparação de momentos especiais, como o Natal. Se enfeitamos nossas casas e os espaços de nossas cidades, quão mais bonito e significativo será ornamentar nossas interioridades e nossas relações!

Frente os inúmeros apelos visuais e comerciais que nos cercam, a mística do Advento e Natal nos convida à experiência pedagógica de rever nossa noção de tempo. Como Maria necessitou de nove meses para gestar Jesus em seu ventre, viver a memória do Natal hoje é também pensar no tempo necessário para que a vida que simbolicamente gestamos dentro de nós possa ser sinal de alegria e esperança para o mundo que nos cerca, assim como foi o Menino Jesus. Esse é o sentido do Advento, tempo que quatro semanas que antecede o Natal. Mais do que nunca, é essa mensagem que queremos fazer ecoar neste Natal, ainda vivido sob os desafios da pandemia.

 

Todo símbolo nunca tem sentido em si mesmo, mas na realidade para o qual aponta. É com essa perspectiva que olharemos para os símbolos que estarão conosco nesse tempo. Vamos juntos/as preparar e celebrar o Natal do Senhor!

Nesta primeira semana, vamos olhar para a Coroa do Advento. Ela é o primeiro anúncio natalino, e possui uma função pedagógica de indicar a chegada do Natal, especialmente às crianças.

Nela encontramos alguns detalhes significativos como seu formato circular, que representa a eternidade de Deus, que não tem começo, nem fim, bem como seu infinito amor por nós. Observamos também a presença de ramos verdes, indicando a continuidade da vida e a esperança que o nascimento de Jesus nos traz. Em torno desses ramos uma fita vermelha, símbolo do testemunho e o amor de Deus que nos envolve.

Ao centro, encontramos quatro velas, símbolo de nossa fé. Apresentadas nas cores roxa e rosa, elas são acesas uma em cada semana do Advento. O roxo recorda o espírito de penitência e vigilância na espera pelo Senhor; a vela rosa, que representa a alegria, é acesa no terceiro domingo do Advento, e nos comunica a alegria do Natal que se aproxima.

Aqui no Colégio, nossa Coroa está pronta! Convidamos você a, junto com sua família, preparar esse símbolo em sua casa.

E, não nos esqueçamos que, mais importante que os enfeites exteriores, é ornamentar nossa casa interior com atitudes e gestos de amor e cuidado. Abençoado Advento para nós!

 

 A ORAÇÃO DE BÊNÇÃO DA COROA DO ADVENTO:


Senhor, a terra se alegra nestes dias,
e tua Igreja transborda de gozo
diante do teu Filho, nosso Senhor,
que chega como luz esplendorosa,
para iluminar os que jazem nas trevas
da ignorância, da dor e do pecado.

Repleto de esperança em tua vinda,

teu povo preparou esta coroa
e a enfeitou com carinho.

Neste tempo de Advento,
de preparação para a vinda de Jesus,
nós te pedimos, Senhor, que,
enquanto cresce a cada dia
o esplendor desta coroa,
com novas luzes,
que Tu nos ilumines
com o esplendor daquele que,
por ser a Luz do mundo,
iluminará toda escuridão.
Ele que vive e reina
pelos séculos sem fim.

 

Confira a mensagem da Pastoral Escolar Vicentina (PEV) para a 1ª Semana:

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=tSEYFOy2vMM&ab_channel=CVSãoJoséFoz

 

 

Pastoral Escolar Vicentina

Colégio Vicentino São José – Foz

 

 

Voltar