Colégio On-line
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 99126-5727

“Sussurrofone” e alfabetização: excelente recurso didático para a leitura e a escrita

Fale Conosco

O
Whispher Phone (telefone de sussurro) ou simplesmente “sussurrofone” é um instrumento didático que permite a captação individual da voz, a ampliação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando.

Ferramenta construída artesanalmente com tubo de PVC faz a vez de um telefone de brinquedo para ajudar no desenvolvimento das crianças no momento da leitura e no reconhecimento sonoro.

O “sussurrofone” traz muitos benefícios no processo de aprendizagem e na alfabetização das crianças, e isso inclui não apenas a parte da leitura propriamente dita mas, também, as ajuda observar e diferenciar sons através do retorno que ela percebe da própria voz no momento da leitura, ou seja, o reconhecimento sonoro.

Benefícios individuais:
  • Realizando a leitura no instrumento, cada um/a irá escutar somente a si mesmo, sem atrapalhar quem está ao lado e ter melhor compreensão textual;
  • Na percepção sonora das palavras e suas unidades menores, como: letras, sílabas e rimas, com foco na aquisição da consciência fonológica;
  • Na percepção da pronúncia de uma língua estrangeira;
  • Para ganhar confiança no desenvolvimento de uma leitura proficiente com fluência;
  • No trabalho com a ortografia no ensino das trocas sonoras das letras P/B, T/D, F/V;
  • No trabalho da percepção das letras iniciais das palavras com o uso das vogais;
  • Auxilia em atividades de leitura, melhorando a percepção das crianças que falam baixo ou têm vergonha de ler;
  • Ajuda na articulação das palavras, e ter uma melhor discriminação auditiva e ortográfica;
  • Contribui para uma melhor compreensão do conteúdo lido, já que o/a leitor/a fica mais concentrado e atento ao som das palavras;
  • Para os/as estudantes mais tímidos/as, o aparelho permite a diminuição da exposição e acaba aumentando a concentração na própria leitura.
A ideia é fruto de uma pesquisa, na busca de estratégias para ampliar as possibilidades de leitura e escrita, contribuindo para que os estudantes vençam as dificuldades e evoluam no trabalho textual. Feito de PVC, ele aumenta o volume da fala em até 10 vezes, embora o retorno do som seja apenas para quem utiliza o instrumento. Isso torna a concentração mais fácil, sem que o leitor seja distraído por ruídos de fundo.

O sussurrofone também pode ser utilizado em casa, em horário de leitura, na realização de tarefas, proporcionando todos os benefícios citados acima. As crianças conseguem perceber os próprios erros de pronúncia e consequentemente corrigi-los, desenvolvendo autonomia e encontrando caminhos para vencê-los.

Sugerimos aos pais, que junto ao/a seu/sua filho/a, pinte, enfeite e identifique o sussurrofone. 
Ele deve permanecer na mochila para uso permanente, tanto em sala de aula como em casa.


Bom proveito e boa aprendizagem!

Equipe Pedagógica e Professoras
Voltar